• The Firm
  • Our Team
  • Areas of Operation
  • Valuing Women
  • Press
  • Awards
  • NewsLetter
  • Contact Us
  • OUTUBRO 2021 - Supremo Tribunal Federal define percentual para progressão de regime em crimes hediondos no caso de reincidência por crime comum

    O Pacote Anticrime (Lei nº 13.964/2019) alterou o artigo 112, da Lei de Execução Penal, em relação à progressão de regime de indivíduos já condenados, prevendo três situações: (i) primário condenado por crime hediondo, devendo cumprir 40% da pena para progredir de regime; (ii) primário condenado por crime hediondo ou equiparado, com resultado morte ou em posição de comando da organização criminosa, devendo cumprir 50% da pena; (iii) condenado reiteradamente por crime hediondo (reincidente específico em crime hediondo), devendo cumprir 60% da pena.

    Contudo, a lei foi omissa quando da situação em que o indivíduo foi condenado anteriormente por crime não hediondo e, em seguida, por crime hediondo (reincidente não específico). A discussão jurisprudencial e doutrinária se manteve na possibilidade ou não de se aplicar os 60% da pena para a progressão de regime nesses casos.

    O Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do ARE 1327963, reafirmou o entendimento de que deve se impor a interpretação mais favorável ao condenado, devendo-se aplicar, portanto, o cumprimento de 40% da pena como requisito para a progressão de regime.

    Com isso, fixou-se a seguinte tese: “Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (artigo 5º, XXXIX, CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no artigo 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% (inciso VII) aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, do inciso V do artigo 112 da LEP (lapso temporal de 40%) ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico”.

    Clique aqui e veja mais:

    Why Höfling?

    Their partners’ expertise represents more than 20 years of experience on the penal scope.

    Services are provided individually and specifically for each case, always aiming to fulfill our clients’ only wish: the pursuit of their rights!

    The success of Höfling Law Firm is ruled by the recognition of its clients and the results achieved on their behalf, especially in cases with significant national repercussion and their consequences abroad.
    Read more

    Awards

    Contact Us