• The Firm
  • Our Team
  • Areas of Operation
  • Valuing Women
  • Press
  • Awards
  • NewsLetter
  • Contact Us
  • Newsletter Criminal #24 • Julho de 2023

    Busca e apreensão respaldada apenas em denúncia anônima é nula, diz 6ª Turma

    A 6ª Turma do STJ anulou uma busca e apreensão que fundamentava uma condenação por descaminho e posse ilegal de armas e munição. A decisão considerou a busca e apreensão ilícita por ter sido embasada exclusivamente em denúncia anônima, sem investigação prévia dos órgãos competentes.

    Embora a 5ª Turma do TRF3 tenha confirmado a condenação com base em outros elementos, o STJ entendeu que o conhecimento prévio da polícia e dos moradores não era suficiente. Assim, a prova obtida foi considerada inválida, levando à absolvição do acusado.

    SAIBA MAIS >>


    Mudança no Estatuto da Advocacia condena assédio e discriminação: "Natural evolução da sociedade"

    Uma alteração ao Estatuto da Advocacia, que já está em vigor, passou a permitir denúncias por assédio moral, sexual ou discriminação no trabalho à OAB e seus Tribunais de Ética. Advogados e advogadas enquadrados nesse novo tipo de infração ético-disciplinar podem ter suas atividades profissionais suspensas por até um ano.Segundo nosso sócio Pedro Beretta, “trata-se um movimento importante da Advocacia, seguindo uma natural evolução da sociedade como um todo, é imprescindível e mais do que necessário esse cuidado sob o olhar do Tribunal de Ética, em atendimento ao que já era previsto na nossa legislação atual”.

    A Lei nº 14.612/2023 foi idealizada pela Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB (CNMA) e traz os conceitos específicos de assédio moral, assédio sexual e discriminação praticados no exercício profissional.

    As denúncias podem ser feitas por qualquer profissional do direito no site http://advsemassedio.org.br


    Parceria com Guide-U proporciona “experiência da advocacia” a estudantes de ETEC
    Höfling Sociedade de Advogados é um orgulhoso participante do programa Guide-U, uma iniciativa que proporciona a alunos do Ensino Médio em todo o Brasil a experiência de vivenciar na prática como é o dia a dia das profissões que gostariam de seguir.

    Em julho, recebemos as futuras advogadas Alice Góes e Débora Louzeiro, alunas da ETEC Professor Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, em São Paulo. Elas acompanharam nossos sócios Clarissa Höfling e Pedro Beretta, e a nossa equipe, e puderam saber um pouco mais sobre como é ser uma advogada criminalista.
    O programa é uma iniciativa de Vivian Bradshaw e Veronica Blanco Murray, fundadoras do Guide-U.

    CONHEÇA O PROGRAMA >>


    Ministro André Mendonça reconhece "tráfico privilegiado" mesmo após 4 anos da conclusão de caso

    O ministro do STF, André Mendonça, concedeu a ordem de Habeas Corpus nº 227.176 para um réu condenado por tráfico de drogas, reconhecendo a condição de "tráfico privilegiado", apesar do tempo decorrido desde o trânsito em julgado em 2019.

    O "tráfico privilegiado", previsto na Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), consiste na possibilidade de diminuição da pena aos condenados que forem primários, tiverem bons antecedentes e não integrem organização criminosa.

    Embora o STJ tenha negado o pedido anteriormente, o ministro André Mendonça considerou que as fundamentações utilizadas para negar o tráfico privilegiado não estavam em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores. Assim, a ordem foi concedida para aplicar o redutor do tráfico privilegiado ao réu.

    SAIBA MAIS >>


    Publicada a Lei da Igualdade Salarial, com o estabelecimento de critérios de compliance e governança para as empresas

    O compliance relacionado às remunerações de colaboradores das empresas teve um grande reforço dia 4 de julho com a promulgação da Lei de Igualdade Salarial (Lei nº 14.611/2023), exigindo remuneração igual para trabalhos de igual valor, proibindo discriminação por gênero, raça, etnia, origem ou idade. A norma se alinha ao movimento, cada dia mais presente, de valorização da mulher e combate à violência de gênero no ambiente corporativo.

    A legislação impõe critérios de governança e compliance, incluindo transparência salarial, canais de denúncia, programas de diversidade e inclusão, e incentivo à capacitação de mulheres. Empresas com mais de 100 funcionários devem publicar relatórios semestrais com informações para comparação objetiva dos salários, estatísticas sobre desigualdades e planos de ação para corrigir tais disparidades, sob pena de enfrentar consequências legais.

    Companhias que não cumprirem as determinações poderão enfrentar multas de até 10 vezes o novo salário devido ao empregado, com possibilidade de dobrar em caso de reincidência, além de outras medidas cabíveis.

    LEIA MAIS >>


    Câmara aprova PL contra discriminação de pessoas expostas politicamente em contas e créditos

    O Projeto de Lei nº 2720/2023, aprovado pela Câmara dos Deputados e que agora aguarda análise pelo Senado, torna crime a discriminação contra "indivíduos expostos politicamente ou que estejam sob investigação ou processo judicial". Prevê punições, como prisão de 2 a 4 anos e pagamento de multa, para aqueles que se recusarem a abrir contas bancárias ou conceder crédito, incluindo cartões de crédito, a essas pessoas, seus familiares e colaboradores próximos.

    O texto original recebeu críticas, e foi alterado ainda na Câmara, pela percepção de que poderia facilitar a atuação de políticos investigados em cargos públicos e permitir prisões em casos de injúrias contra eles.

    SAIBA MAIS >>

    Why Höfling?

    Their partners’ expertise represents more than 20 years of experience on the penal scope.

    Services are provided individually and specifically for each case, always aiming to fulfill our clients’ only wish: the pursuit of their rights!

    The success of Höfling Law Firm is ruled by the recognition of its clients and the results achieved on their behalf, especially in cases with significant national repercussion and their consequences abroad.
    Read more

    Awards

    Contact Us