• The Firm
  • Our Team
  • Areas of Operation
  • Valuing Women
  • Press
  • Awards
  • NewsLetter
  • Contact Us
  • FEVEREIRO 2022 - Supremo Tribunal Federal analisará o pedido da Procuradoria-Geral da República a respeito do esgotamento da esfera administrativa no processamento de irregularidades em recolhimento de tributos

    No próximo dia 10 de março, está previsto o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4980, em que o Supremo Tribunal Federal (STF) analisará o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) consistente na modificação das normas acerca da instauração de inquérito policial e oferecimento de denúncia por crimes tributários e previdenciários.

    Atualmente, com base no artigo 83 da Lei nº 9.430/1996 – alterado em 2010 pela Lei nº 12.350 -, o Ministério Público deve aguardar decisão definitiva da União, dos Estados ou dos municípios sobre a exigência do tributo. Entretanto, o pedido da Procuradoria é justamente para que não se exija mais o esgotamento das vias administrativas para, só então, iniciar-se a persecução criminal.

    A hipótese de o STF dar procedência à ação da PGR preocupa os advogados criminalistas, que têm discutido as consequências que serão geradas pela alteração, como a ausência de limitação para instauração de inquéritos policiais e ações penais em crimes fiscais.

    Discute-se, ainda, a insegurança jurídica que surgirá diante da diferença de tratamento entre os crimes tributários formais e materiais, tendo em vista que estes, previstos no artigo 1º, incisos I a IV, da Lei nº 8.137/1990, segundo o próprio Supremo na Súmula nº 24, só serão tipificados após o lançamento definitivo do tributo, isto é, depois de se esgotar a via administrativa. Destacam-se para os criminalistas, portanto, os crimes tributários formais, previstos no artigo 2º da mencionada Lei, que não dependerão mais da decisão administrativa para iniciar a persecução penal.

    Clique aqui e veja mais:

    Why Höfling?

    Their partners’ expertise represents more than 20 years of experience on the penal scope.

    Services are provided individually and specifically for each case, always aiming to fulfill our clients’ only wish: the pursuit of their rights!

    The success of Höfling Law Firm is ruled by the recognition of its clients and the results achieved on their behalf, especially in cases with significant national repercussion and their consequences abroad.
    Read more

    Awards

    Contact Us