• The Firm
  • Our Team
  • Areas of Operation
  • Valuing Women
  • Press
  • Awards
  • NewsLetter
  • Contact Us
  • FEVEREIRO 2022 - Para o Superior Tribunal de Justiça, testemunho indireto não deve ser utilizado como prova principal de acusação

    A 5ª do Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolveu um menor de idade que, nas instâncias inferiores, havia recebido medidas socioeducativas pela infração equivalente a homicídio tentado. A Turma absolveu o acusado com o fundamento de que as acusações em seu desfavor estavam embasadas apenas nas alegações de um policial militar e de um bombeiro, já que as testemunhas oculares dos fatos, bem como a vítima, não foram localizadas e, portanto, não participaram da instrução. Deste modo, a acusação e a medida socioeducativa fundaram-se apenas em testemunhos indiretos, os quais deveriam servir somente para localizar as pessoas que realmente viram os fatos ocorrendo.

    Para a Turma, o testemunho indireto não pode ser a única prova condenatória de um caso. O relator Ministro Ribeiro Dantas entendeu como problemática a anulação da prerrogativa do artigo 212 do Código de Processo Penal, já que, quando a testemunha depõe, há a possibilidade de questionamento pelo magistrado e pelas partes, podendo até demonstrar inconsistências do relato, colocando fim à segurança jurídica de chegar na veracidade dos fatos.

     Ainda, o relator destacou que, neste caso, deve ser aplicada a teoria da perda da chance probatória, haja vista que o Ministério Público tinha a possibilidade de utilizar outros meios de provas, como ouvir as testemunhas oculares e a realização do exame de corpo de delito na vítima. Por este motivo, para os ministros, como existiam provas que poderiam inocentar o réu, por meio do princípio constitucional da presunção da inocência, o Ministério Público perdeu a chance de provar as acusações.

    Clique aqui e veja mais:

    E ainda:

    Why Höfling?

    Their partners’ expertise represents more than 20 years of experience on the penal scope.

    Services are provided individually and specifically for each case, always aiming to fulfill our clients’ only wish: the pursuit of their rights!

    The success of Höfling Law Firm is ruled by the recognition of its clients and the results achieved on their behalf, especially in cases with significant national repercussion and their consequences abroad.
    Read more

    Awards

    Contact Us