• The Firm
  • Our Team
  • Areas of Operation
  • Valuing Women
  • Press
  • Awards
  • NewsLetter
  • Contact Us
  • ABRIL 2022 - A configuração do delito de lavagem de dinheiro requer indícios do crime antecedente

    A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento do Recurso em Habeas corpus nº 154.162/DF, determinou o trancamento da ação penal em que se apurava a prática de lavagem de capitais por entender que não houve o vínculo mínimo entre a acusada e o delito em questão imputado a ela, o que acabaria por impossibilitar o exercício de seus direitos fundamentais ao contraditório e a ampla defesa.

    No caso em questão, acabou sendo atribuído ao agente a prática de ocultação de valores provenientes de suposta conduta ilícita, porém, diferente dos demais réus, não restou claro na denúncia a prática do delito antecedente à suposta lavagem em relação a paciente. Sendo assim, os Ministros entenderam pela inépcia da denúncia, já que se constatou pela ausência de indícios probatórios mínimos que demonstrassem que a conduta praticada pela acusada teria concorrido com a finalidade de ajudar no esquema criminoso investigado.

    Com isso, o recurso foi acolhido e, por unanimidade, a Turma decidiu pelo trancamento da ação penal somente em relação a ela. O processo segue normalmente em relação aos demais corréus, sem o prejuízo da necessidade de formulação de outra denúncia corrigindo os vícios percebidos.

    Vale ressaltar que parte do acórdão também mencionou que, mesmo que o delito de lavagem admita o dolo eventual, é necessário que a acusada tenha consciência da conduta e conhecimento do esquema ilícito, havendo, ainda, a necessidade de comprovação do conhecimento da origem ilícita dos valores e que deliberadamente agia para ocultá-los. O próprio STJ já entendeu em outras oportunidades a respeito do mesmo assunto, que é "desnecessário que o autor do crime de lavagem de capitais tenha sido autor ou partícipe do delito antecedente, bastando que tenha ciência da origem ilícita dos bens e concorra para sua ocultação ou dissimulação. (...) (REsp 1.829.744/SP, Rel. Min. Sebastião Reis Junior, Sexta Turma, DJe 3/3/2020)”.

    Ainda, a Quinta Turma entendeu que, mesmo não sendo necessário para configurar o crime de lavagem de capitais que o réu seja condenado pelo delito antecedente (em razão da autonomia entre eles), deve haver indícios suficientes da sua existência. (AgRg no HC 514.807/SC, Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Quinta Turma, DJe 19/12/2019).

    Assim, analisando o caso em questão, entendeu-se que não houve vínculo entre a acusada e o delito imputado, tendo em vista a ausência de indícios do crime antecedente à ocultação, impossibilitando o exercício do contraditório e da ampla defesa.

    Clique aqui e saiba mais:

    Why Höfling?

    Their partners’ expertise represents more than 20 years of experience on the penal scope.

    Services are provided individually and specifically for each case, always aiming to fulfill our clients’ only wish: the pursuit of their rights!

    The success of Höfling Law Firm is ruled by the recognition of its clients and the results achieved on their behalf, especially in cases with significant national repercussion and their consequences abroad.
    Read more

    Awards

    Contact Us